sábado, 4 de setembro de 2010

AMR - The Catalyst (Linkin Park)

Análise: Primeiro single do álbum A Thousand Suns, do Linkin Park. Lançado agora no mês de Agosto, alcançou #35US.


Clique para ampliar!

Medo, muito medo!

———————————————–

Quem não conhece o Linkin Park? A banda de Metal Alternativo e Rap Rock com seus vocalistas Chester Chester Bennington e Mike Shinoda criaram canções que ficaram muito conhecidas, como "In The End", "Numb" (e sua versão com Jay-Z, entitulada "Numb/Encore", "Breaking The Habit" e as minhas recentes "What I've Done" e "Leave Out All The Rest". Enfim, são um dos mais bem sucedidos grupos a misturar o Rock com o Rap em cena (junto com o Limp Bizkit).

"The Catalyst" tem uma proposta bem diferente, algo bem distinto do que a banda costuma fazer. Se você sempre foi curioso pra saber como seria se o Linkin Park se envolvesse com algo do tipo Rock Industrial, temos aqui uma amostra. E no final das contas eu digo: tem certos casos que uma mudança NÃO é bem vinda.


O Mike Shinoda deve ter tido um pesadelo envolvendo Trent Reznor (do Nine Inch Nails) e o Brian Warner (mais conhecido pelo nome de sua banda, Marilyn Manson). Provavelmente uma cruza entre eles. Os vocais de Chester Bennington que soavam bem interessantes e aproveitados em canções como "In The End", fica limitado demais, apenas em gritaria. A capacidade da banda foi bem ignorada e sua relevância consideravelmente reduzida aqui.


Acredito que este single possa servir de prova incontestável que o produtor Rick Rubin está cansado; trabalhando demais. Se por um acaso "The Catalyst" acabasse na gaveta e Rubin se envolvesse em algum projeto com Marilyn Manson (ou o Nine Inch Nails), com certeza ele daria um jeito de encaixar está canção num dos dois - adaptando para cada caso, é claro.

Dá até vontade de falar pro Shinoda voltar com seu antigo projeto, o Fort Minor. Mas é melhor deixar isso beemmm pra lá...