sexta-feira, 29 de outubro de 2010

AMR - Stereo Love (Edward Maya & Vika Jigulina)

Análise: Single de estréia de Edward Maya com participação da cantora Vika Jigulina. Lançado em Outubro de 2009, alcançou #74US e #4UK.


Como seria o Mono Love?

——————————————

O que temos aqui... mais uma baladinha (não no sentido romântico, claro) que acabou ficando muito famosa (com um grande atraso no Brasil). Impossível não lembrar de Crystal Waters, com "Gypsy Woman (She's Homeless)", "Makin' Happy" e a mais recente "Destination Calabria", participação especial no projeto de Alex Caudino - isso para colocar um exemplo mais antigo! A própria "We No Speak Americano" é um exemplo para o que "Stereo Love" é - entretenimento a la Fast Food. Digamos que seria uma espécie de Big Mac bem-feito, igual aqueles que aparecem nas fotos de divulgação.

Enfim... Edward Maya é um músico romeno que iniciou no mundo da música em 2009 com o álbum Stereo Love. A estréia com o single "Stereo Love" foi bem sucedida, com 60 milhões de visitas do vídeo-clipe no Youtube em menos de 1 ano. Tenho certeza que absolutamente todo mundo ouviu essa canção por aí. Geralmente algum babaca sem-noção passando com seu carro (na verdade o carro é do papai) e com esta canção no volume máximo pelas ruas. Ao menos dá pra perceber que neste caso essas criaturas não erraram na canção, só no volume.


Bem, é uma canção gostosa, pra curtir sem medo nenhum. Inclusive acredito que seja este tipo de som que o pessoal goste de ouvir na balada naqueles momentos mais, digamos, easy (se é que de fato existe isso em balada). Porém, apesar de ter uma produção legal, não trás nada de novo - o efeito central da música é o som tipo "gaita de foles" ou seja lá o que é. Aliás, é justamente esta parte que nos mostra a origem desta canção. E acreditem... este projeto tem como fundo uma origem na Argélia!

"Stereo Love" tem como base a canção "Bayatılar" de Brilliant Dadashova, composta por Eldar Mansurov em 1989! Porém, este sample não foi feito legalmente - plágio. No final das contas, foi feito um acordo onde Mansurov recebe os créditos como co-autor da faixa. No final das contas achei "Bayatılar" bem interessante, com seu clima Pop Arábico (humm, que não se lembra do cantor argeliano Khaled com sua "El Arbi" que tocou até encher o saco de todo mundo? Hauhauah...)


A adaptação feita da cançã nesta caso (tirando o fato de ter sido feita como plágio) foi bem sucedida, o que dá ponte para que estes dois artistas possam continuar fazendo projetos nesta linha - da maneira correta daqui em diante, espero.

Vídeo da "Stereo Love":


Vídeo da "Bayatılar":

Quick - Medley Tema de Desenhos


Não conheço todos, mas foi bem legal ouvir os conhecidos desta maneira! Show!