aty Perry volta às paradas com California Gurls, do ainda a ser lançado Teenage Dream. Mal chegou e já alcançou #1 em mais de 10 países, inclusive com #1US e #1UK.
———————————————–
Segundo a própria Katy, CG é uma resposta direta à uma outra canção que exalta uma cidade mais ao leste - "Empire State Of Mind", de Jay-Z com Alicia Keys. A letra de Gurls trata de enlistar as qualidades das garotas da Califórnia - como se pode perceber, de uma maneira bem leviana. Supostamente, Perry descreve hábitos das "gurls", incluindo festas, sessões de bronzeamento e sexo em Jeeps ao som de músicas de Snoop Dogg - acho que quem deu a ideia da letra foi ele mesmo. Acabou não sendo uma homenagem ao Golden State, mas sim às garotas que representam o estilo de vida da costa leste (Perry nasceu e cresceu em Santa Barbara, CA). Nesse caso, por pura falta de opção, os letristas de "Empire State Of Mind" o levaram a melhor.
De cara notamos um velho companheiro de viagem no arranjo da canção : o Electropop (falamos tanto dessa merda que juro que o próximo post vai ser sobre música clássica!). A voz delicada porém enérgica de Katy harmoniza com o uptempo e entrega vocais adequados. O refrão é fácil e é a cereja do bolo para um hit de verão - consolidado antes mesmo de o mesmo começar no hemisfério norte.
Não deveria ser o contrário?
Seria óbvio demais que Snoop Dogg, o rapper que há muitos milênios atrás, junto com seu produtor/rapper Dr. Dre, popularizou o Gangsta Rap e o G-Funk no mundo, aparecesse nesta canção e fizesse um rap sobre exatamente as mesmas coisas que ele sempre faz, certo? Pois bem, que seja óbvio o quanto quiser! Foi exatamente isso o que aconteceu. Como se Snoop não fosse chato o bastante fora do G-Funk e Gangsta Rap, ele entrega rimas apáticas e numa velocidade que não é nem um pouco compatível com o caminhão de energia que o Electropop traz. Felizmente, sua aparição não foi suficiente para tirar o brilho da canção.
Quando se trata de Perry e suas vestimentas de frutas, doces, bolinhas de gude e outras coisas mais, o videoclipe é tão interessante quanto o single em si. E nesse caso não foi diferente : a cantora e suas amigas (?) encontram-se num jogo de tabuleiro, num mundo chamado Candyfornia, cheio de doces por todos os lados e a visão de Katy com uma peruca azul - aqui você realmente começa a pensar se há algo na água. Snoop aparece como o usuário do tabuleiro, tentando pegar Katy em alguma enrascada naquele monte de algodão doce ou coisa parecida. Como o single, é só pura diversão, não parecendo ter nenhum significado mais importante. É também um grande atrativo para os tarados de plantão : além de a própria cantora usar poucas roupas e estas bem apertadas, lá pelo final do clipe, Katy aparece com dois cupcakes colocados na posição dos seios, e um pouco depois disso, com uma lata de chantily que ela usa para destruir ursinhos de gelatina de modo bem sugestivo. Ah, e é claro : Perry também aparece seminua em cima de uma nuvem de algodão doce! Fetiche de Snoop, talvez?
Há de se notar que o humor da cantora é quase à la Lily Allen para letras, mas "California Gurls"consegue ser incrivelmente boba mesmo sabendo-se que é tudo brincadeira. Mais : também não é páreo para hits mais antigos da cantora, como "I Kissed A Girl" , "Hot 'N Cold" e até mesmo "Waking Up In Vegas", apesar de ter conseguido uma posição melhor nas paradas do que estas duas últimas. É um bom jeito de começar uma nova fase, mas esperamos que não acabe por aí.
Veja o vídeo aqui.