Passou rápido, após 1 ano, o mundo da música perdeu um dos seus maiores componentes: Michael Jackson. O menino de Gary, Indiana, que já esbanjava talento desde pequeno junto ao seus irmãos. O rapaz amadurecido que botou fogo nas pistas de dança aos 21 anos. A mega-estrela que inovou os conceitos de som e imagem com um álbum lendário. A pessoa humanitária que fazia o bem sem olhar a quem, o pai dedicado e amoroso. O ídolo supremo. Um artista que se juntou a Elvis Presley e os Beatles no posto de maiores estrelas, que encantaram olhos, ouvidos e corações pelo mundo.
Tempos de Jackson Five
Não vamos fazer aqui uma retrospectiva de sua carreira. Existem milhares delas por aí, cada uma de um jeito e não pretendo desenvolver apenas mais uma. Vamos apenas fazer resumo, falar um pouquinho sobre o valor musical e emocional que este artista foi e ainda é capaz de causar nas pessoas que amam a arte ou simplesmente gostam de se divertir. Afinal, quem é capaz de assistir Jackson dançando sem ficar de boca aberta ou sem lançar elogios, falando sobre sua incrível habilidade corporal? Tão certo quando 2 + 2 = 4.
Nova gravadora e novo nome, "The Jacksons"
Desde da notável desenvoltura com o microfone e os palcos, passando pelo seu crescente talento em compor suas próprias obras (o direito de liberdade artista conseguido depois de muita luta junto ao seus irmãos, ao sair da gravadora Motown e indo para a Epic/CBS - hoje em dia como Sony Music). O começo espetacular com o Jackson Five mostrava um garoto que evoluiu, subindo tanto que chegou onde ninguém chegou.
Preparando o terreno com "Off The Wall"
Os vídeo-clipes, assisti-los pode despertar um variado de emoções. O medo e a fascinação com "Thriller", a emoção de "Man In The Mirror", a surpresa agitação de "Black or White", um misto geral com o mini-filme "Ghosts". Como não se encantar e se impressionar com o que aquele homem era capaz de fazer em vários cenários, vários temas. Como era capaz de tocar mentes e corações.
"Thriller" e a ascensão de uma estrela
Fred Astaire, James Brown, os irmãos Nicholas. O que veio depois deles é algo sem precedentes. Uma mistura deles todos com todo seu talento nato. Inovação e a eterna busca da perfeição em cada passo, cada movimento fizeram dele o dançarino mais distinto e surpreendente de todos. Michael foi introduzido no Dance Hall of Fame em 2010 - mais uma honraria das centenas que já recebeu em sua carreira.
Quem é mau?
A voz de menino declarando o seu amor em "I Want You Back". A voz de adolescente declamando poesia em "One Day in Your Life". O rapaz cheio de energia em "Don't Stop 'Til You Get Enough". Sua voz sensual e misteriosa na considerada melhor faixa dançante do século XX, "Billie Jean". Cada época, cada canção revela algo diferente. Cada época, cada ano é um Jackson diferente, encantador em sua arte.
Michael Joseph Jackson
Vários artistas que você hoje em dia têm a inegável influência do Rei do Pop. Chris Brown, Justin Timberlake, Ne-Yo, Usher, Lady Gaga, Katy Perry, Beyoncé, Britney Spears e até mesmo a Madonna, estes e vários outros artistas foram/são influenciados pelo legado artístico de Jackson. Desde os passos de dança de Brown, Timberlake, Ne-Yo e Usher até os maneirismos vocais em alguns momentos da carreira de Madonna, O Rei do Pop estabeleceu um novo patamar Pop musical.
No Brasil, gravando o vídeo-clipe de "They Don't Care About Us"
Foi embora tão cedo que não teve a oportunidade de mostrar para o mundo seu retorno aos palcos. Fato este que não seria um "retorno" se ele nunca tivesse sido tirado de lá por gente que só queria reduzi-lo a nada. Fica na lembrança This Is It, onde ele ensaia o seu maior espetáculo, preparado com carinho para o mundo.
Os ensaios finais...
A Sony comprou os direitos sobre canções não lançadas e pretende lançar vários álbuns através dos anos. Projetos que nunca imaginamos ouvir um dia logo estarão disponíveis. Poderemos conhecer o que Michael "escondia" durante a criança de cada um dos seus álbuns.
E uma última notícia: aparentemente Michael lucrou cerca de 1 bilhão de dólares desde sua morte. O que inclui o contrato com a Sony e os faturamentos de This Is It, fora as vendagens monstruosas de seus discos.
Ele vai viver para sempre. Pode apostar que vai...