Análise: Segundo single (terceiro nos Estados Unidos) do álbum Doll Domination das Pussycat Dolls. Lançado ainda em 2008, alcançou #11US e #12UK.
Eu detesto essa parte… Qual? Comentar a capa do single, claro…
———————————————–
Para quem ouviu a estréia das Pussycat Dolls no mundo comercial (antes de cantar, o grupo The Pussycat Dolls era apenas um grupo de dança, que inclusive teve a participação da atriz Carmen Electra), percebeu o potencial nada promissor do single "Don’t Cha". Uma canção que fala sobre nada com um rapper do tipo do Busta Rhymes - não que ele tenha um tipo de referencial específico, mas simplesmente por ele ser mais do mesmo. Realmente nada poderia sair daí. Nem da grudenta "Stickwitu" (grudenta até no nome) nem de "Buttons" (onde temos o rap preguiçoso – pra variar – do Snoop Dogg). Bom, na verdade não vale a pena comentar o resto dos singles do álbum de estréia, então vamos para um que sim, me chamou bastante atenção. Vindo do segundo álbum: "I Hate This Part".
Uma canção com uma melodia simples mas bela em um piano e com batidas características dos trabalhos anteriores do grupo. A produção musical aqui foi um tanto cuidadosa, principalmente se você for considerar o nível qualitativo do som das Pussycat Dolls (sim, eu estou sendo incisivo com relação a "Don't Cha"). Fora a performance da Nicole – dentro de suas possibilidades – que mostrou vontade de cantar pela primeira vez, deixando seus peitos e corpo perfeito em segundo plano. Em "Hush Hush; Hush Hush", temos mais uma performance vocal louvável dela. Sobre as outras meninas: só dá pra dizer que elas se esforçam em dançar, porque todos sabemos quem é a verdade estrela e principal imagem comercial do grupo.
O vídeo-clipe se passa no deserto e quer nos fazer acreditar que Nicole sabe tocar piano (será? bem, pode até ser verdade, mas tocar piano e ser artista Pop não é pra qualquer um… já que não podemos mais perguntar para Freddie Mercury então pergunte para Elton John ou para uma artista mais recente no ramo, Lady Gaga). O vídeo-clipe é simplista e não é algo que prenda o interesse, mas a qualidade da música preenche este campo.
Enfim, Doll Domination tem menos sacanagem e algo mais substancial musicalmente falando. Apesar de "When I Grow Up" (outra música que fala sobre nada, mas que tem uma produção divertida) e "Bottle Pop" (mesmo caso da anterior) serem mais do acervo descartável das moças, a canção "Hush Hush; Hush Hush" coloca tudo na balança.
Olhando por cima dá pra dizer que as meninas estão no meio do caminho. Mas acho que não tem como esperar nada além disso vindo delas. Afinal, o que vale no final das contas é o corpo da Nicole, a música vai ficar sempre em segundo plano - vindo por aí, a atrasadíssima carreira solo dela.
Aviso final: um grupo que junta Busta Rhymes, Snoop Dogg e Timbaland pode causar sérios danos mentais, cuidado…