Tsamina mina eh eh, waka waka eh eh, tsamina mina zangaléwa (???)
———————————————–
Eu poderia escrever o artigo em alguma língua africana obscura, mas o resultado seria semelhante a experiência acima - waka waka? What the hell...
"Waka Waka (This Time For Africa)" poderia ser descrita como: uma tarde onde a Shakira e os componentes do grupo Freshlyground pararam pra jogar Pac-Man - afinal, "waka waka" só pode ser aquele som que o Pac-Man fazer enquanto se alimenta hauhauaha.
Piadas sem graça a parte, essa canção foi selecionada como hino oficial da Copa do Mundo 2010. Escrita e produzida pela própria Shakira, juntamente com John Hill (músico da cena indie), tem como base a canção "Zangaléwa", do Golden Sounds, hit em 1986.
Baseado nisso, podemos dizer que o resultado final não é bem algo original ou novo. Apenas foi soprada a poeira de cima e uma linda camada de verniz foi colocada por cima - o que tornou a canção apresentável, uma internacionalização de uma canção de raiz, digamos. Talvez a participação do grupo Freshlyground tenha como objetivo manter as raízes africanas do projeto, o que com certeza influenciou na escolha da canção para a Copa.
A batida original foi mantida com uma ênfase maior, o que foi uma decisão acertada. As letras adicionais (em inglês, claro) e instrumentos mais elaborados contribuiram para tirar a música do underground. Ficou uma espécie de "Pop Africano" com "pitadas colombianas" muito interessante.
Não tenho certeza se é algo muito fácil pegar uma canção de raiz de algum país por aí e conseguir transforma-la num hit - de qualquer maneira, foi o que aconteceu aqui. O Freshlyground é apenas complementar e nem chega perto de tirar o foco da Shakira no projeto.
Extra: No vídeo abaixo, temos a versão original da canção "Zangaléwa" do Golden Sounds. O vídeo aparentemente conta a história da canção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta