23/12/2010 - Como meu conceito básico de uma AMR (Análise Musical Rápida) mudou radicalmente com o desenvolver do blog, vou substituir o texto original desta AMR por uma análise do single "Apologize", do OneRepublic com a participação de Timbaland. Se quiser dar uma olhada no material original clique aqui.
Análise: Primeiro single do álbum Dreaming Out Loud, da banda estreante OneRepublic. Lançado em Novembro de 2007, alcançou #2US e #3UK. Há também um remix feito pelo rapper Timbaland que também será analisado em seguida.
É melhor se desculparem mesmo por chamarem o Timbaland!
———————————————–
A banda OneRepublic faz um som mais alternativo sendo uma espécie de Fall Out Boy ou Panic at The Disco sem o teor de veadagem e/ou fator Emo (que se formos analisar, já nem existe mais - foram substituídos pelas bandas coloridas que tocam o malfadado Happy Rock!). O som destas três bandas são bem legais, porém o OneRepublic (do vocalista Ryan Tedder, que já aprontou das suas) tem a cereja do bolo: canção de clima melancólico e intimista "Apologize".
A canção em questão foi produzida por Greg Wells (produtor renomado que foi responsável pelos singles "Waking Up in Vegas" e "Ur So Gay" da Katy Perry, "Grace Kelly" do cantor Mika e teve participação no álbum Let's Talk About Love da Celine Dion), e tem um clima envolvente, explorando bem cada instrumento da banda, desde a guitarra triste de Zach Filkins até o piano atraente de Tedder. Possivelmente prestando bem atenção no trabalho de Wells que Ryan Tedder tenha decidido se dedicar ao ofício de produtor musical, englobando tanto os trabalhos de sua banda quanto de outros artistas (incluíndo, além de Beyoncé e Kelly Clarkson, Jennifer Lopez).
Outra faceta que surgiu desta canção e que a arremessou para o céu do mainstream foi o remix feito pelo rapper Timbaland. O rapper estava lançando seu álbum Shock Value e incluiu este remix no seu trabalho. Analisando friamente o remix, podemos ver lados bons e ruins da coisa e julgar se a participação especial foi realmente especial ou apenas mais um golpe para erguer mais ainda o ego dele. Pensando bem, já imaginaram se, no lugar dele, fosse o Kanye West? O single teria saído no álbum dos caras mas creditado como "Kanye West featuring five white guys"...
A base musical foi mantida, com mínimos retoques; os vocais de Ryan ficaram muito superiores no remix, com uma atenção maior e melhor nesta parte da produção; o solo de guitarra foi substituído apenas pelo fundo musical corrente e, por último, os irritantes e insistentes gritos do Timbaland que tanto reclamei tempos atrás. Sua participação, no final das contas, foi basicamente melhorar o trabalho vocal por parte de Tedder, tirar um solo de guitarra que estava simplesmente no lugar certo e ficar adicionando berros sem sentido.
Na minha opinião não foi uma participação muito construtiva. Mas deu certo, tanto que "Apologize" teve mais de 10 milhões de downloads - a canção recorde na categoria. A banda de Tedder chegou ao estrelado e lançou singles mais modestos como "Stop and Stare". Resta esperar mais um pouco e ver se a banda pode sobreviver sem berros de um rapper no fundo de uma canção que já era tecnicamente ótima.
Versão original do OneRepublic:
Versão remix com Timbaland:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta