Falar que Kanye West é arrogante e insensato já não é novidade – mas na noite do VMA, ele ultrapassou todos os limites. Quando Taylor Swift foi receber o prêmio de melhor vídeoclipe de artista feminina , West simplesmente subiu no palco e desabafou que o vídeo de Beyoncé era um dos melhores de todos os tempos. Venhamos e conhevamos : o clipe de Taylor realmente não tinha nada demais, mas o “recado” foi totalmente inapropriado. Logicamente, o feito escatológico de proporções bíblicas recebeu enorme respaldo da web, TV e até mídia impressa, como se pode ver em sites como este e montagens como estas. O engraçado é que os chiliques de Kanye estão se tornando tão previsíveis que parecem combinados.
E pra um dos maiores desastres de relações públicas da história da música, um acontecimento igualmente polêmico : Beyoncé, ao receber o prêmio de Videoclipe do ano (era só ter esperado alguns minutos, Kanye…), deu a Taylor a chance de agradecer devidamente pelo seu prêmio e, provavelmente, para mostrar que A Destiny Child é Uma Uma Di-va. O interessante dessa história toda é que, juntamente com o “amadurecimento” musical de Bey dos últimos anos, parece que vem sendo feito todo um esforço para transformar a cantora num ícone da música pop/RnB; exatamente no que poderia se chamar de diva nos dias de hoje (se isso lá é elogio). Se for essa a intenção, os eventos do VMA de 2009 ajudaram grandemente para maturar a imagem pública de Beyoncé. Inclusive a performance de "Single Ladies".
"Single Ladies" foi o grande sucesso do último álbum da cantora e uma das performances mais aguardadas da noite. Contou com uma leve modificada na mixagem da música, mas apresentou elementos identificáveis do clipe : as mulheres de collant, Beyoncé (ou melhor, Sasha Fierce) com a armadura de Pégaso e a dancinha trenzinho das popozudas. Muito aplaudida, pode-se dizer que Knowles foi a que se saiu melhor no VMA 2009.
Saldo : o maior ídolo da história da música morreu e a “rainha do pop” está com o caixão quase encomendado também.
A nova geração?
Música country ganhando destaque e prêmios – ao menos de consolação – no mundo pop (sim sim, mas Shania Twain já sumiu…), mulheres que não saem de casa com absorvente reserva, conceitos de moda completamente exóticos, gente que acha que falar o que pensa, em qualquer cirscuntância, é válido, e um apresentador chato pra cacilda.
O futuro nos reserva grandes surpresas!
Droga..