Artista: The Platters
País de Origem: Estados Unidos da América
Estilo: R&B, Soul, Doo-Wop
Hits: "Only You (And You Alone)", "The Great Pretender", "Smoke Gets in Your Eyes",
Hit da Jukebox: "The Great Pretender" (1955, #1US - #5UK)
——————————————
Os anos 50 foram o palco onde um dos mais importantes, duradouros e versáteis estilos musicais já criados: o Rock. Ou seja, Elvis, Little Richard, Chucky Berry vão vir à cabeça de quem discute a passagem musical da década. Mas não foi apenas de Rock que os anos 50 sedimentaram-se. O R&B também era de qualidade e importância (hoje em dia R&B é tipo o Ne-Yo ou até mesmo Chris Brown! Fala sério...) e gerou pérolas interessantes - pena que, de certa maneira, assim como em vários momentos do Rock tenha evoluído mal. Mas tudo tem seu lado bom e lado ruim.
O The Platters pode ser uma espécie de grupo da segunda divisão na época. Eles eram famosos, tinham seu público, mas não passavam muito desta linha. Singles como "Only You" e "Smoke Gets in Your Eyes" são a evidência deles, mas "The Great Pretender" é o melhor representante da passagem R&B - uma vez que as duas citadas anteriormente são mais puxadas para música romântica, algo mais calmo (o chamado Doo-Wop, algo mais harmônico, baseado na voz).
Para uma época que todo mundo achava que só se ouvia "Great Balls of Fire" ou "Tutti-Frutti", ter uma canção menos "transgressora" como "The Great Pretender" é algo no mínimo interessante. E o engraçado é algo ser assim sendo o inverso do Rock - o paradoxo. Dava para divertir-se sem as transgressões e agitos do quais tantas pessoas eram atraídas.
Freddie Mercury chegou a fazer uma cover desta canção, dizendo que ela "seria uma espécie de verdade sobre ele, sobre o que ele é nos palcos". A poderosa voz de Mercury juntamente com um vídeo-clipe onde ele "homenageia" seus vídeos com o Queen também é muito legal. Vale a pena conferir.